Fotos e vídeos na vertical, um grande problema!

Desde que o homem é homem, temos a necessidade de registrar nosso cotidiano. Depois de uma grande avanço tecnológico evoluímos de meros desenhos rupestres nas paredes das cavernas para vídeos de altíssima definição com centenas de quadros por segundo e muito mais! O fato é que mesmo chegando a esse padrão tão realista de qualidade, muitas pessoas ainda tem problemas em gravar vídeos e tirar fotos, que acabam quase sempre sendo na vertical! Isso é um grande pesadelo para muitos profissionais atuais.

Problemática

Se você trabalha com marketing digital, assim como eu, ou até mesmo designers, editores de vídeos, ou qualquer outro profissional que necessite alguma vez do material do contratante, já deve ter deparado com vídeos e fotos na vertical! Para quem trabalha com imagens, é até possível utilizar alguma parte da foto em determinados trabalhos (se for um fotógrafo, talvez até estejam ok para usar em um álbum de fotos impresso), mas para o vídeo a conversa é outra! Não há salvação a não ser aquele velho fundo replicado, esticado e borrado para dar um efeito, digamos que, menos amador…

Por que o usar meu celular ou câmera na vertical virou crime!?

Você já parou para pensar que tudo que você assiste está na horizontal!? A tela do cinema é na horizontal, as televisões são na horizontal, a tela do seu computador é na horizontal! Até os vídeos no celular são na horizontal. Já viu algum vídeo do Netflix na vertical? Antigamente, quando tirávamos fotos para colocar em nossos porta retratos ou álbuns de família caseiros, nós poderíamos muito bem virar esses álbuns, agora imagine você ter de virar a tela do seu computador ou televisor para assistir determinados programas ou ver determinadas imagens?

Quer um exemplo básico que você está fazendo isso errado? Nossos olhos estão alinhados na horizontal! HAHA, quer exemplo mais concreto que esse? 😂

Hoje em dia, os padrões das telas tem ficado cada vez mais largos, os chamados “wide” ou até mesmo “super-wide”, com telas que cobrem todo nosso campo de visão, evitando assim que tenhamos distrações enquanto assistimos um vídeo ou observamos algo diante de uma tela.

Tela super wide da Samsung com aspect ratio de 32:9. Imagine ver um vídeo vertical aí! Iria perder uns 80% da potencia da tela, HAHA! (imagem do Business Insider)

Esse pequeno vídeo mostra de forma bem divertida porque devemos usar o celular no modo horizontal para vídeos! Ligue a legenda se ela estiver desativada. 😁

O que isso atrapalha nos trabalhos?

Bom, na parte de vídeo não precisamos nem entrar em detalhes, se as telas são todas na horizontal, gravar algo na vertical fará com que apenas uma fatia da tela reproduza seu vídeo, a não ser que queria que ele seja transmitido deitado para as pessoas, HAHA. Ai meu pescoço!

Para imagens o problema é basicamente o mesmo. Em sites, redes sociais e demais ferramentas que trabalhamos (exceto no Story do Instagram e redes similares) todas utilizam imagens na horizontal. Capas do Facebook, do Twitter, LinkedIn, YouTube, tanto quanto suas postagens são todas na horizontal!

É certo que a imagem nós podemos “cortar” para adaptar o tamanho, o que não pode ser feito nos vídeos, mas mesmo assim você irá perder a riqueza dos detalhes do que precisar mostrar!

Até o William Bonner tenta ensinar aos telespectadores o modo correto de gravar vídeos! Vale apena conferir. 🤣

Como se livrar desse vício?

Não quero aqui proibir ninguém de usar o celular na vertical! É um modo fácil e mais prático de tirar fotos, podendo ser feito até mesmo com uma mão apenas.

O exercício que deve ser feito é pensar antes para que estou tirando aquela foto ou gravando aquele vídeo!

  • É para guardar e mostrar para meus amigos? Então não há problema em gravar na vertical.
  • É para postar no meu site? Horizontal, óbvio!
  • É para colocar no Story do Insta da minha empresa? Vertical!
  • É para usar o vídeo em uma apresentação na minha escola ou faculdade? Horizontal!
  • É para imprimir a foto e colocar no meu álbum de família? Tanto faz!
  • É para gravar os melhores momentos da minha viagem? Horizontal!

Exercite pensar antes de usar a câmera, “para que eu irei usar essa mídia?”. Com o tempo você começa a fazer isso automaticamente!

Conclusão

A facilidade de usar o celular na vertical hoje em dia nos trouxe um vicio terrível que é usar a câmera nesta posição. Mas como tudo que usamos está na horizontal (monitores e telas), temos que ter o habito de pensar antes de usar nossos dispositivos.

Como eu disse, minha missão aqui não é demonizar as mídias na vertical, mas sim ensinar que nem sempre podemos utilizar a câmera do modo mais comodo, pois o resultado não será como esperamos.

Faça o exercício e sempre pense “para que irei usar este(a) vídeo/imagem?” e tenha em mente que tudo que utilizamos está na horizontal, inclusive nosso olhos.

(6 Posts)

Olá, me chamo Paulo e esse é meu blog pessoal (não profissional)! Tenho 28 anos, sou formado em administração e pós-graduado em marketing. Me espacializei em marketing digital. Amo jogos, tecnologia e atividades físicas. Uma pessoa sem igual. 😂

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
1000