10 passos para começar o Marketing Digital de seu negócio do ZERO

10 passos para o marketing digital do zero

É notória a preocupação de todo profissional com a divulgação de sua imagem na internet, seja de seu nome ou do nome de sua empresa, todos querem estar bem colocados no Google ou no Facebook para quando seus clientes realizarem uma busca, no mínimo tenham informações básicas sobre o que fazem, onde atuam, e etc.

Também é fácil encontrar os que enxergam essa importância, mas não tem uma noção mínima de onde começar. Muitas pessoas que conversei e que prestei serviços não tinham ao menos um perfil nas redes sociais, mas mesmo assim tinham em mente o seguinte pensamento: “tenho que aparecer para o meu público na internet, é lá que todos estão e que todos pesquisam”.

E eles tem razão! É evidente a necessidade que temos de procurar na internet antes de comprar algum produto ou serviço. Vamos logo para o Google fazer uma checagem geral, saber de preços, se as pessoas falam bem ou falam mal, até mesmo que seja para simplesmente ver uma imagem do tal produto/serviço que iremos pagar por ele.

Resolvi montar uma breve ajuda a todas as pessoas que precisam divulgar o que fazem, mas não tem noção por onde começar! Não utilizarei métricas, nem comentarei sobre ferramentas, mas irei direcionar para que você tenha um começo orientado e produtivo nas redes sociais, pois sem orientação, a chance de que algo saia errado é muito grande.

Entenda tudo em 10 passos:

1. Crie um PERFIL PESSOAL no Facebook e/ou Instagram

crie seu perfil, aprenda e entenda

Veja bem, o perfil PESSOAL não deve conter informações de sua empresa ou do que você faz, por exemplo. Esse perfil servirá para que você tenha um contato inicial com a rede social, junte amigos e familiares próximos, entenda como a rede funciona. Nada te impede de adicionar seus clientes na sua rede pessoal, mas seja discreto, nada de postar fotos indiscretas, ou criar/compartilhar postagens com conteúdo que possa dar uma má impressão aos seus clientes (política, religião, nudez, etc), tente ser neutro, poste sobre seu dia-a-dia, seus hobbies, músicas de suas preferência e etc, deixe seus clientes te conhecerem.

Entenda que este perfil não foi feito para tratar de trabalho, nos itens abaixo eu direi como se aproximar do seu público nas redes.

2. Crie a identidade visual do seu negócio

O que será do seu negócio sem uma identidade visual? Nada!

É preciso dar um nome ao seu negócio e uma imagem forte a ele. Não é legal quando vemos os arcos dourados do McDonald’s, ou o símbolo da Nike e de longe já conseguimos identificar de que marca se trata? É algo semelhante ao que deve ser feito com sua marca.

Você pode entrar em contato com um profissional de Design para te ajudar nesta parte. Logotipos não devem ser copiadas e não são fáceis de serem criadas, é necessário muito estudo e informação para criar um bom logo para seu negócio. Alguns profissionais de publicidade também são capazes de criar boas marcas.

Esses profissionais vão entender, de acordo com seus dados, o público que você atende ou quer atender, seus gostos, valores e crenças e transformar em algo único para seu negócio! Por isso digo que logo não se copia, cada negócio tem sua marca, sua identidade.

A identidade do seu negócio é essencial porque será usada em todos os próximos passos desse tutorial.

3. Elabore conteúdo de qualidade para seu público

ideias, criação de conteúdo

Certo, agora que você já conhece as redes sociais mais de perto e já tem uma marca bacana para ser mostrada! É a hora de criar conteúdo para seu público.

De que adianta criar uma página no Facebook ou um perfil no Instagram sendo que você não vai publicar nada? Isso apenas deixará o cliente desconfiado! Hoje os perfis nas redes sociais refletem a imagem do negócio para os consumidores. Se você entrar em um perfil abandonado, qual a primeira impressão que fica? “Talvez esse serviço não exista mais”, ou “Nossa, eles não dão importância para os clientes”, ou simplesmente deixarão o cliente com uma carência, sem que ele possa saber ao certo o que você faz, como faz, seus valores e etc.

Crie textos, grave vídeos, tire fotos, abuse da criatividade! Caso tenha dificuldade com isso, os profissionais de marketing ou de jornalismo poderão te ajudar a criar esse conteúdo, ou mesmo tornar seu sonho em realidade. Talvez você trabalhe com arte e queira mostrar seus desenhos ao seu público, e por que não fazer vídeos mostrando suas técnicas de pintura? Ou você pode vender comida e saber muito de cozinha, então que tal criar receitas de acordo com feriados, festas e ocasiões para divulgar para seu público?

Não tenha medo de ousar, criatividade nunca é demais, e se você não conseguir realizar aquilo que deseja, procure um profissional de marketing.

4. Crie uma página no Facebook e/ou um perfil Profissional no Instagram

Agora você já tem basicamente tudo que precisa para começar a divulgar o que faz da maneira que quer! Já é um perito nas redes sociais, sabe se comunicar com todos, já tem sua marca e seu conteúdo próprio para lançar para seu público. É a hora de mostrar tudo isso!

Crie uma página no Facebook e aplique sua marca à sua página. Todo trabalho feito pelo designer agora deve fazer parte de sua página do Facebook. Peça ao profissional que criou sua marca para que crie também a identidade para ser usada nas redes sociais, como a capa de sua página e a imagem de perfil que irá usar nela.

Faça o mesmo no Instagram, você deve personalizar seu perfil do Instagram e do Facebook com suas informações, horários de funcionamento, telefone, endereço e tudo que facilite seus clientes para que entrem em contato com você. Não tenha medo de divulgar essas informações, o cliente também tem medo de novidades e você deve deixá-lo à vontade nessa hora.

Imagine que você tem uma pizzaria e cria um perfil na rede social para oferecer serviço de “disk pizza”, mas não divulga o telefone… O cliente com certeza não irá atrás de você perguntar o número, ele irá partir a um concorrente que tenha essa informação fácil para que ele apenas ligue e peça o que precisa!

5. Divulgue seu trabalho!

Comece divulgando seu conteúdo aos poucos, nada de soltar tudo de uma vez só. Mantenha uma constância nas postagens, tente criar um calendário de postagens de acordo com o conteúdo que criou. Algumas pessoas postam todo dia, outras postam apenas em dias específicos na semana (todas segundas e quartas-feiras, por exemplo), isso tudo depende do seu tempo e da sua disponibilidade para criar conteúdo.

Você consegue criar bastante conteúdo por semana? Ótimo, que tal postar uma vez por dia?
Seu conteúdo é escasso ou difícil de ser produzido? Então poste apenas uma ou duas vezes por semana!

O importante é: nunca pare! O início pode ser cansativo e trazer pouco resultado, mas com o tempo as pessoas vão descobrindo sobre você e vão começar a companhar o que faz.

6. Convide pessoas próximas para curtirem o que você faz!

Você tem uma página, tem conteúdo, suas informações e sua marca todas bem organizadas! Ótimo, agora é a hora de divulgar!

Inicialmente convide pessoas próximas, familiares, amigos e clientes mais assíduos para participarem de tudo isso, é assim que sempre começamos. Nada de convidar todos do seu Facebook, às vezes você tem aquele vizinho chato que só quer te atazanar, então não preciso dizer se deve convidar ele ou não para sua página, não é verdade? HAHA

Aos poucos sua página vai tornando-se atrativa para outras pessoas! Tente criar postagens interativas, que façam com que seu público compartilhe, curta e mostre aos seus amigos, é a melhor forma de crescer no início.

7. (OPCIONAL) Anuncie!

anúncios pagos para atrair o público

Anunciar no Facebook e no Instagram é um excelente modo de conseguir atrair o público para seus perfis, mas esse trabalho não deve ser feito de qualquer maneira!

Apenas de parecer fácil e descomplicado a ferramente de publicidade não deve ser gerenciada de qualquer forma, ou seu dinheiro será jogado no lixo. Se você vende sapatos masculinos de couro, do que adianta anunciar para toda rede social? As mulheres não são seu público alvo, nem adolescentes. Uma pesquisa minuciosa deve ser feita para que sua publicidade chegue para as pessoas certas nas horas certas!

Caso queira anunciar, procure um profissional de marketing digital para isso, ele irá te guiar nessa ferramente fantástica de anúncios!

8. Nunca pare de criar e divulgar seu trabalho

Não basta criar meia dúzia de conteúdos apenas para ter o que mostrar rapidamente a quem começar a te seguir, o trabalho é contínuo.

Se seu cliente vê que sua página ou perfil está abandonado, ELE IRÁ TE ABANDONAR TAMBÉM! A maioria das pessoas são cautelosas com o que irão curtir ou seguir, então não dê motivos para que elas parem de te seguir (ou que nem comecem), poderá demorar muito tempo para que te procurem outra vez.

Você terá sempre que inventar coisas novas, conteúdo, ações de marketing, promoções para que seu cliente se sinta acolhido. E como eu disse, caso não saiba por onde começar ou como fazer, fale com um profissional para te ajudar, será um dinheiro extremamente bem gasto.

9. Tenha paciência!

Marketing digital é algo duro, leva tempo e suor para que as coisas deem certo, assim como tudo na vida. Não há formula mágica para que suas redes sociais progridam senão através do trabalho e da persistência.

Tenha em mente que a rede social do seu negócio é uma extensão do seu trabalho, uma ferramenta essencial interação com o público! É um requisito para que seu negócio atinga cada vez mais clientes, seja na sua cidade onde atua, no seu estado ou no país todo.

Marketing digital não é capricho, é algo essencial!

10. Pesquise, entenda e atenda o público

As coisas não estão indo bem? Você está com dificuldade de atrair mais clientes? Suas publicações não tem muitas curtidas?

Que tal procurar saber o por que disso?

Não tenha medo de conversar com seu público, eles gostam de participar mais do que você imagina! A rede social é um local maravilhoso para que os clientes contem o que acham de você e de seu negócio, talvez tenham vergonha de fazer críticas e elogios pessoalmente, mas acabam fazendo pela internet.

Não repreenda as críticas, tente aprender mais com elas. Nunca ignore um elogio, esteja pronto para responder.

Use suas redes a seu favor, ouça seu público, procure interagir com eles, saber o que sentem, como usam seu produto ou serviço, porque gostam de você, tire o maior proveito possível dessa experiência, afinal, as redes sociais são para isso, para que possamos interagir com os cliente, socializarmos (daí vem o nome “rede social”).

Dúvidas?

Caso tenha alguma dúvida, ou precise de ajuda, mesmo seguindo essas dicas, procure um profissional da área de marketing, ele guiará seus passos na internet e ajudará a montar uma boa estratégia para que você consiga realizar o seu desejo de estar inserido no mundo virtual.

Vale lembrar que marketing digital não é receita de bolo, existem ferramentas a serem usadas, métodos a serem aplicados, mas cada caso é um caso, então devemos sempre analisar e mudar de acordo com as necessidades do seu público.

(7 Posts)

Olá, me chamo Paulo e esse é meu blog pessoal (não profissional)! Tenho 28 anos, sou formado em administração e pós-graduado em marketing. Me espacializei em marketing digital. Amo jogos, tecnologia e atividades físicas. Uma pessoa sem igual. 😂

Deixe um comentário

avatar
1000